Possui mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981). Atualmente é professor dos cursos de mestrado e doutorado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: constitucionalização do processo, princípio da proporcionalidade, execução civil, teoria geral da prova, tutela antecipada, ação monitória, processo cautelar etc. Atualmente, no que respeita aos estudos individuais relativos à prática docente, está envolvido na preparação de textos sobre o novo Código de Processo Civil e, particularmente, sobre a tutela antecipada.

1980 - 1981
Doutorado em Direito (Conceito CAPES 4)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: AÇÃO DECLARATÓRIA, Ano de obtenção: 1981.
Orientador: THEREZA CELINA DE ARRUDA ALVIM.
Palavras-chave: AÇÃO DECLARATÓRIA.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

1976 - 1980
Mestrado em Direito (Conceito CAPES 4)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: PROPRIEDADE HORIZONTAL - NATUREZA JURÍDICA E PROBLEMAS FUNDAMENTAIS,Ano de Obtenção: 1980.
Orientador: JOSÉ MANOEL DE ARRUDA ALVIM NETO.
Palavras-chave: PROPRIEDADE HORIZONTAL; NATUREZA JURÍDICA; PROBLEMAS FUNDAMENTAIS.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

1966 - 1968
Especialização em Direito Processul Civil.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Direito Processual Civil.

1961 - 1965
Graduação em Direito.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.