Programa de Acolhimento ao Ingressante

Considerando a importância em promover a integração e assimilação da cultura e da vida acadêmica aos estudantes ingressantes, assim como necessidade de integrar o estudante ingressante no ambiente acadêmico, o IDP | São Paulo dispõe de um Programa de Acolhimento ao Ingressante com a finalidade de acompanhar o acesso e a trajetória acadêmica dos estudantes ingressantes, favorecendo sua permanência.

O Programa de Acolhimento ao Ingressante tem como objetivos desenvolver ações que propiciem um diálogo intercultural na comunidade acadêmica; oferecer acolhimento, informações, socialização, solidariedade e conscientização aos estudantes ingressantes; integrar o estudante ingressante no ambiente acadêmico, promovendo o contato com professores e estudantes veteranos e com as informações sobre o funcionamento do IDP | São Paulo. 

Programa de Nivelamento

Com o objetivo de recuperar as deficiências de formação dos ingressantes, o IDP | São Paulo oferece aos seus estudantes cursos de nivelamento. São ministradas cursos de nivelamento em português e inglês. Estes cursos visam suprir as deficiências básicas dos estudantes que não conseguem acompanhar adequadamente o aprendizado.

Atendimento Extraclasse

O atendimento extraclasse aos estudantes é realizado pelo Coordenador de Curso e pelos professores com jornada semanal específica para atendimento ao estudante.

Monitoria

O IDP | São Paulo mantém programa de monitoria, nele admitindo estudantes regulares selecionados e designados pela Diretoria Acadêmica dentre os estudantes que tenham demonstrado rendimento satisfatório no componente curricular, bem como aptidão para atividades auxiliares de ensino, pesquisa e extensão.

A monitoria é uma forma de estimular a vocação para o ensino, pesquisa e extensão, como apoio ao professor, sendo exercida por estudantes que tenham se destacado na aprendizagem de determinado componente curricular.

A monitoria não implica vínculo empregatício e é exercida sob a orientação de um professor, vedada a utilização do monitor para ministrar aulas teóricas ou práticas correspondentes à carga horária regular de componentes curriculares.

Atendimento Psicopedagógico

O atendimento psicopedagógico é realizado pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico, que é um órgão que tem por finalidade oferecer apoio psicológico, pedagógico e acompanhamento aos discentes que precisarem e prestar assessoria didático-pedagógica às diversas atividades desenvolvidas no âmbito dos cursos ministrados pelo IDP | São Paulo, no sentido de contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, na interação da formação acadêmica com o mundo do trabalho e a realidade social, visando uma formação profissional de nível superior de maior qualidade, a democratização do saber e a participação cidadã.

O NAPP é estruturado a partir de 04 (quatro) áreas de atuação, quais sejam:

  • Orientação pedagógico-institucional;
  • Orientação didático-pedagógica;
  • Orientação acadêmico-profissional;
  • Acompanhamento psicológico aos discentes.

O atendimento individual deve ser agendado na secretaria do IDP | São Paulo, com o preenchimento da ficha de encaminhamento, nos dias e horários disponibilizados pelo NAPP.

O atendimento em grupo é realizado a partir das necessidades levantadas nas entrevistas individuais, da demanda de estudantes ou de solicitação das Coordenação de Curso.